A competência estratégica é uma das competências mais importantes para os profissionais que desejam gerir suas carreiras e crescer dentro das organizações. Propaga-se, frequentemente, que é imprescindível ser um profissional estratégico, mas não se elucida o que essa competência é realmente e como desenvolvê-la. Sendo assim, vamos começar por entender que a competência estratégica é complexa e composta de outras competências, que, combinadas, potencializam seus efeitos no desempenho e na carreira das pessoas.
Essas competências seguem descritas:
– Raciocínio abstrato: capacidade de elaborar hipóteses, de pensar de forma ampla, de fazer ligações abstratas entre conceitos e oferecer soluções inovadoras para problemas difíceis e complexos.
– Visão sistêmica: capacidade de entender o todo a partir da análise de suas partes, de entender como estas se inter-relacionam e como funcionam de maneira integrada.
– Visão estratégica: habilidade de pensar no futuro, de identificar prioridades e realizar ações no presente para atingir metas, de perceber oportunidades para a consecução das estratégias e dos objetivos.
– Criatividade: capacidade de estimular a imaginação, de pensar de maneira fluida e flexível, de questionar o preestabeleceido, de visualizar novas possibilidades e conceber ideias e soluções inéditas para os problemas, colocando-as em prática.
6 Atitudes para Desenvolver a Competência Estratégica na Empresa e na Carreira
1. Saber como os setores e os processos da empresa funcionam e como se inter-relacionam.
2. Entender as relações entre o ambiente interno e externo e ter a visão e o conhecimento do negócio da empresa.
3. Ter abertura para mudanças e identificar oportunidades de aprender e crescer com elas.
4. Agir de maneira empreendedora, visualizando formas de inovar e atuar estrategicamente.
5. Ser antenado, estar sempre atualizado sobre as transformações que estão ocorrendo e impactando sua carreira, a empresa, o mundo dos negócios e a sociedade.
6. Compreender que a competência estratégica se desenvolve com a trajetória e a maturidade profissional, sendo construída, não só pelo conhecimento formal, mas, principalmente, pelo conhecimento tácito, originário da própria experiência.
Simone Carvalho – Psicóloga CRP 03/1507, Consultora em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações
Fonte: Medium – Simone Carvalho