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Transformação Digital: O Que É e Como Aplicar na sua Empresa?

Com o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor muito se fala sobre transformação digital nas empresas e no mundo.

Paralelo a isso, é comum que surjam dúvidas sobre o que é a transformação digital e quais seus principais desafios.

Parece ficção ou algo que ainda vai acontecer, mas só parece.

Sabe por quê?

Ela já está acontecendo: agora mesmo!

Parece assustador e devo ser sincero em dizer que realmente é.

Porque a tecnologia já está influenciando todos os setores do mercado.

Ela se tornou uma poderosa aliada para qualquer negócio, ao mesmo tempo em que gera um compromisso por vezes difícil de atender.

Afinal, demanda conhecimento, pesquisa e capacidade de investimento.

Para alguns, representa apenas uma revolução que toda empresa precisa fazer na área de Tecnologia da Informação (TI).

Porém, seu verdadeiro significado vai além: envolve melhoras no alcance, no desempenho e nos resultados empresariais.

Quer aprender o que é transformação digital, como ela influencia a sociedade e como aplicá-la ao seu negócio?

Neste artigo, você vai entender por que esse é um conceito para conhecer e praticar hoje e não apenas no futuro.

Boa leitura!

O que é transformação digital?

Transformação digital é uma estratégia que faz uso da tecnologia para maximizar a performance e promover melhorias que se reflitam nos resultados do negócio. Representa uma mudança de comportamento empresarial e, como tal, deve envolver os colaboradores (recursos humanos) e gerar impactos em processos e na própria estrutura da empresa.

Esse é um conceito fácil de entender, mas nem sempre simples de colocar em prática.

Digo isso porque não basta apenas fazer uso de alguma possibilidade aberta pela tecnologia para alcançar a mudança estrutural sobre a qual estamos falando.

É muito comum que algumas empresas acreditem que ter uma página no Facebook ou criar um site seja o mesmo que transformação digital.

Não digo que não sejam ações importantes e essenciais.

Elas podem, sim, representar um ponto de partida para qualquer negócio.

Mas você deve entender que a aplicação do conceito é ainda mais ampla.

Transformação digital significa colocar a tecnologia no centro da estratégia.

É algo que demanda investimento de tempo e dinheiro.

Então, não é só sobre fazer marketing digital ou aproveitar melhor os recursos tecnológicos.

É sobre assumir uma gestão digital, na qual o seu negócio usa a tecnologia para melhorar o desempenho dentro e fora da organização.

O que ocasionou a transformação digital?

Embora se saiba quais são os efeitos, as ferramentas, e os pressupostos para fazer parte dela, a Transformação Digital ainda não tem suas origens bem conhecidas.

Há quem acredite que ela começou nos anos 2000, quando a internet (principalmente móvel) se massificou.

No entanto, existe um “marco zero” desse movimento tal como conhecemos hoje, e ele é bem anterior.

Foi em 1948, quando o matemático e engenheiro norte-americano Claude Shannon publicou “A Mathematical Theory of Communication”.

O impacto desse artigo foi tão grande que valeu ao autor o apelido de “Pai das comunicações digitais modernas e da teoria da informação”.

Compartilho dessa ideia porque, sem essa obra, não existiria a teoria sobre a qual se desenvolveu a própria internet.

Qual é o objetivo da transformação digital?

Para responder de forma direta, diria que o objetivo da Transformação Digital é gerar soluções e facilidades para as pessoas.

Claro que a base para isso é sempre tecnológica e, sendo assim, aumenta cada vez mais nossa dependência dos recursos digitais e eletrônicos.

Afinal, quem é que, hoje, não se sente desconfortável sem o seu inseparável celular, pelo qual se pode fazer quase todo tipo de atividade?

Com o smartphone e uma conexão à internet, temos na palma da mão o ambiente em que a TD acontece.

Como funciona a transformação digital?

A TD funciona por meio da aplicação prática da tecnologia digital.

Sempre que uma empresa ou mesmo uma pessoa usa meios eletrônicos conectados à web para solucionar algum problema, está colocando a Transformação Digital em funcionamento.

Quer um exemplo simples?

Os aplicativos que monitoram atividades físicas.

Eles servem para solucionar um problema que, antes, parecia impossível de resolver: a falta de uma pessoa para ajudar a monitorar a performance.

Ao dispensar a intervenção física de um profissional, máquina ou outro recurso qualquer, estamos fazendo uso das soluções baseadas na TD.

Qual é a importância e os benefícios da transformação digital?

Ao entender o conceito, parece ficar claro por que é importante se preocupar com o tema transformação digital, repensando o seu negócio para a era digital.

Mas há benefícios que ainda não estão claros – e que você precisa conhecer.

Para isso, listo abaixo algumas das principais contribuições trazidas por pesquisas e estudos nessa área.

Confira!

  • 70% das empresas que apareceram no ranking Fortune 500 em 2017 tinham times focados em transformação digital (IDC)
  • 69% das PMEs brasileiras pretendem usar a tecnologia para aumentar a eficiência do negócio (Economist Intelligence Unit)
  • 67% da jornada de compra já acontece digitalmente (SiriusDecisions)
  • Considerando as organizações globais, 15% delas estão atrasadas, 32% só acompanham a marca e 34% querem incorporar a transformação digital (Dell)
  • Em 2016, a economia digital representou 22,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Já para 2021, a expectativa é de 25,1% (Accenture).

Ainda não foram o suficiente para te convencer que incluir a transformação digital nos negócios é mesmo importante?

Então, veja só os principais benefícios que essa mudança de chave pode trazer para a sua empresa:

  • Aumenta a produtividade
  • Aumenta a satisfação dos clientes, que podem interagir com o seu negócio a qualquer momento e em qualquer lugar
  • Aumenta também a eficiência do seu fluxo de trabalho, que pode ter atritos reduzidos com a automatização de processos
  • Com o ganho de desempenho, a transformação digital impulsiona a sua vantagem competitiva
  • Estreita o relacionamento com o cliente, trazendo-o mais para perto
  • Fica mais fácil criar produtos e serviços novos, que melhor atendam às necessidades do consumidor
  • Muda para melhor a maneira que a sua empresa faz negócio
  • Pode atingir novos clientes
  • Reduz custos
  • Simplifica os processos produtivos e a jornada de compra
  • Torna o seu negócio mais acessível, aumentando as suas vendas
  • Traz a oportunidade de incluir ao seu time profissionais de transformação digital para fomentar ainda mais seu avanço.

Uma boa lista, não é mesmo? Mas ela não é definitiva.

Conforme você compreende a influência da transformação digital na sociedade, outros benefícios são somados a ela.

Quais os pilares da transformação digital?

Desde que o professor Claude Shannon lançou as bases da Transformação Digital, muitos conceitos, ideias, ferramentas e processos foram agregados.

Hoje, a empresa que quiser estar inserida nesse contexto precisa estar preparada para orientar suas estratégias e ações a partir dos pilares da TD.

Ainda que haja divergências entre alguns autores, não é exagero dizer que a Transformação Digital só é possível quando certos pressupostos são observados.

Veja quais são a seguir.

Cliente

Empresas customer centric, ou seja, centradas no cliente, têm mais chances de sucesso ao adotar a tecnologia em suas rotinas.

A propósito, de acordo com uma pesquisa da PTC, para 35% das empresas, um dos benefícios da Transformação Digital é ajudar as empresas a alinharem-se às expectativas do consumidor.

Afinal, como vimos, o objetivo principal da TD é gerar facilidades e soluções.

Essa mudança de paradigma causada pelo avanço dos meios digitais fez, inclusive, com que surgisse um novo tipo de consumidor, o omnishopper, ou cliente omnichannel.

Sua principal característica é valorizar a experiência de compra, em alguns casos até mais do que o próprio produto ou serviço ofertado, entre outros atributos.

Competição

Assim como eu escrevo diariamente conteúdos para pessoas interessadas em prosperar e criar oportunidades usando a web, outros autores estão fazendo o mesmo neste momento.

Isso porque a Transformação Digital abre um vasto campo de oportunidades, onde as chances de sucesso são quase iguais para a maioria.

Diria até que a internet é o ambiente de competição mais democrático que existe, já que nela todos podem se expressar e “vender seu peixe”.

Então, é natural que no contexto da TD, a competição seja mais acirrada, já que há mais pessoas e empresas buscando pelo seu lugar ao sol.

Dados

Talvez esse seja o pilar mais negligenciado pelas empresas que buscam resultados tomando a Transformação Digital como base.

Afinal, dados em estado bruto não dizem nada.

É preciso que eles sejam analisados, tratados com ferramentas adequadas e submetidos a avaliações dinâmicas para dar respostas.

Diante da relativa complexidade e nível de investimento para fazer isso, há empresas que acabam fechando os olhos para o potencial dos dados em suas atividades.

Esse é um equívoco que pode custar caro, já que quem não decide com base em informação tende a fracassar.

Por isso, não deixe de implementar soluções para coleta, armazenamento e tratamento de dados em sua empresa o mais rápido que puder.

Inovação

Naturalmente, a Transformação Digital tem uma ligação profunda com a inovação.

De qualquer forma, não basta inovar apenas por inovar.

Antes de lançar um novo produto ou solução no mercado, é fundamental adotar uma estratégia de negócios e, claro, utilizar as ferramentas digitais adequadas.

Cabe ressaltar que, no Brasil, a maior parte das empresas não sobrevive mais do que 10 anos, e parte dessa taxa de mortalidade pode ser creditada à falta de uma postura estratégica, inclusive no tocante à inovação.

Valor

Um termo que ganhou projeção com a ascensão do marketing digital é o que se refere à “oferta de valor”.

Digamos que você pretende abrir um negócio.

Ótimo, mas será que o que você tem a oferecer realmente agrega ao mercado?

Veja, se a sua intenção é abrir um bar em uma região na qual já existe pelo menos uma dúzia deles, será mais difícil para seu negócio agregar algo.

Logo, se você se identifica com o segmento, precisará se destacar da concorrência para se fazer notar.

É onde entra o diferencial, a proposta de valor da qual falamos anteriormente.

Em resumo: o importante é que seu negócio faça algo diferente do que a concorrência já tem feito.

Negócios

O mercado global de Transformação Digital deve saltar de US$ 469,8 bilhões para US$ 1,8 trilhão até 2025.

Isso equivale a uma taxa de crescimento anual de 16,5% durante o período, segundo estimativas da Research and Markets.

Um reflexo disso está no próprio segmento B2B, em que empresas vendem para empresas.

Nesse nicho, mais de 30% dos clientes de tecnologia já fazem suas compras começando pelos canais digitais, de acordo com a Forrester.

Esses números só comprovam a força da TD e sua relação com o desenvolvimento do mercado global.

Quem não se enquadrar nesse cenário, obviamente, tende a perder oportunidades e a deixar dinheiro na mesa.

Saúde

Pode não parecer, mas o setor de saúde também é um dos pilares da Transformação Digital.

Isso não só pela evolução das práticas clínicas e médicas, como também pela sua função intrínseca.

Afinal, sem saúde ninguém consegue desenvolver nada.

Com a TD surge e cresce o atendimento por demanda, em que o paciente decide onde e como prefere ser atendido.

É o que fazem empresas como a Nomad Health, cuja rede de médicos credenciados pode ser conectada a diferentes unidades de saúde para trabalho de curto prazo.

A propósito, um dos reflexos da TD no segmento é o próprio marketing médico, um novo nicho de mercado que, há alguns anos, sequer existia.

Educação

A tecnologia está no centro do palco dessa grande peça que é a Transformação Digital.

Por outro lado, não se desenvolve tecnologia sem muito investimento de tempo e recursos em pesquisa e inovação.

Nesse contexto, as instituições de ensino assumem ainda mais protagonismo, ajudando a dar continuidade à marcha evolutiva do movimento digital.

Consumo

Outra relação que acontece em uma via de mão dupla é entre TD e consumo.

Esse é um pilar de sustentação em que a evolução da tecnologia leva a novos produtos e serviços, fazendo com que as pessoas comprem mais.

Quanto mais as pessoas compram, mais elas fomentam a indústria em torno da Transformação Digital que, como vimos, é quase trilionária.

A influência da transformação digital na sociedade

Já reparou como precisamos lidar com um volume cada vez maior de informações? E que tudo acontece e muda muito mais rápido do que antes?

Avanços como inteligência artificial, cloud computing e internet das coisas são apenas alguns exemplos que estão mudando o mundo a passos largos.

A tecnologia literalmente transformou a forma como vivemos e ainda vai mudar muito mais.

O que vimos até aqui é só a ponta do iceberg, pode apostar.

Com isso, nós também mudamos. Foi inevitável.

Nos acostumamos a ter a comodidade de produtos e serviços automatizados facilitando as nossas vidas.

Avançados e inteligentes, são capazes até mesmo de resolver os nossos problemas e agir por nós.

Para perceber o impacto disso, basta ficar alguns minutos sem internet ou sem aquele app preferido de delivery quando você está com muita fome.

A transformação digital trouxe ao nosso dia a dia indagações até então inexistentes.

“Vale mais a pena ter um carro próprio ou usar aplicativos de transporte?”

“Devo comprar uma casa na praia ou alugar pelo app?”

Pouco a pouco, estamos nos adequando a um ritmo acelerado que nos torna mais exigentes como consumidores. Muda o nosso comportamento.

Já para as empresas, a evolução da tecnologia é uma via de mão dupla: pode trazer benefícios, se souber aproveitar suas oportunidades, ou prejudicar, se simplesmente ignorá-las.

O que quero dizer com isso é que, enquanto a transformação digital pode facilitar a criação de soluções, como um app que entrega de tudo, também pode causar problemas como ter uma página no Facebook e não se atentar às reclamações dos clientes.

A transformação digital transforma a sociedade como nunca antes visto.

E, dessa forma, cobra das empresas adaptação para atender às demandas de consumidores conectados.

O quão preparado você está para responder ao que vem por aí?

Transformação digital que estamos presenciando

Poderia dedicar um artigo inteiro só para dar exemplos de aplicações da Transformação Digital na atualidade.

Então, para não me estender muito, acho que é válido destacar aquela que já é apontada como a tecnologia que deverá revolucionar a humanidade: a internet 5G.

Prestes a chegar ao Brasil, ela deve não só melhorar o fluxo de dados pela internet móvel, como deverá viabilizar avanços incríveis como, por exemplo, a possibilidade de fazer cirurgias remotamente.

Parece ficção, mas é algo que está muito perto de se tornar realidade.

Transformação digital na pandemia

Se não fosse a Transformação Digital, certamente os efeitos da pandemia de coronavírus na economia mundial seriam ainda mais devastadores.

Afinal, como teria sido se não tivéssemos a possibilidade de trabalho remoto e os serviços de delivery que funcionam por aplicativos?

Inovação e transformação digital

Não custa relembrar que TD e inovação têm uma relação íntima, na qual uma abre caminhos para a outra.

Por outro lado, como já vimos, inovar por si só não é garantia de sucesso.

Junto à inovação, é preciso antes cuidar do planejamento e de uma estratégia que a justifique.

As 6 maiores tendências da transformação digital

Se o futuro já chegou, o que será que a tecnologia nos reserva para os próximos anos?

Fique por dentro das mais recentes inovações em transformação digital para conhecer e escolher aquelas que melhor se encaixam ao seu negócio.

1. Big data

Com mais pessoas conectadas à internet e mais tecnologias sendo lançadas, naturalmente, mais dados circulam nesse novo mundo.

Segundo um relatório do McKinsey Global Institute, o volume de dados aumenta 40% a cada ano.

Mas concorda comigo que dados não passam de dados sem um plano de ação?

Então, com o big data, sua empresa aprende a analisar essas informações para transformá-las em estratégias inteligentes.

Com isso, aumenta sua vantagem competitiva.

2. Data-driven marketing

É o resultado do tratamento de dados levantados pelo big data.

Traduzido como marketing orientado por dados, o data-driven marketing fornece insights e tendências a partir de análises de informações.

Permite decisões mais assertivas sobre a estratégia de marketing.

3. Internet das coisas

Como o próprio nome diz, a internet das coisas conecta diferentes itens do dia a dia à internet para facilitar a realização de tarefas.

Une o mundo físico e o mundo digital.

Facilita, inclusive, a coleta e análise de informações em tempo real.

4. Realidade virtual e aumentada

Com a promessa de entregar experiências diferenciadas e de alto impacto aos clientes, as duas tecnologias podem incrementar ainda mais a estratégia de marketing.

Isso porque, além de transformar o local de trabalho, abrem oportunidades para novas formas de entregar produtos e serviços.

Para o varejo, por exemplo, representam grandes avanços no sentido de permitir o cliente a sentir e a tocar produtos antes da compra.

Soluções que ajudam, inclusive, a resolver o maior desafio de e-commerces de todo o mundo: permitir que experimentem o produto antes de comprá-lo.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial parece impressionante e realmente é.

Oferece a aprendizagem de máquina (machine learning) sem a intervenção humana em suas análises.

Ou seja, faz tudo sozinha: analisa e propõe conclusões sobre as informações que coletou.

Tudo isso, através de avançados algoritmos.

E olha que não estou falando de filmes futurísticos, mas da realidade.

A partir da coleta de dados do comportamento do consumidor, as empresas poderão personalizar produtos e serviços de modo ainda mais criativo.

Os processos de marketing também saem ganhando: a inteligência artificial permite automatizar e otimizá-los.

6. Business Intelligence

business intelligence ajuda a avaliar o que funciona ou não e o que impacta na tomada de decisões de um negócio.

Quando integrado ao big data, fica ainda mais poderoso: aprofunda a análise de dados e contribui para o aumento da competitividade.

No marketing, possibilita até mesmo o acompanhamento de clientes em tempo real ao longo do funil de vendas.

Com isso, você pode descobrir informações preciosas como, por exemplo, quais são os clientes mais rentáveis.

Como aplicar a transformação digital na sua empresa

Considerando a ideia de transformar seu negócio digitalmente?

Então, quero ajudar você a tirar melhor proveito dos recursos digitais.

Confira nas dicas abaixo como implementar a transformação digital na sua empresa.

1. Crie uma nova cultura organizacional

Para que a revolução não seja iniciada e, logo em seguida, abandonada, é preciso envolver todos os stakeholders no projeto de transformação digital.

São aqueles diretamente interessados, de colaboradores a investidores.

Ou seja, requer sair da zona de conforto e estar aberto à mudança.

2. Desenvolva as habilidades necessárias

Invista na capacitação dos seus colaboradores para que dificuldades técnicas não se tornem motivos para impedir o processo.

Quanto mais você fizer treinamentos para que desenvolvam as habilidades necessárias, mais bem executada será essa transformação.

E não desanime pensando que vai perder com isso: não é um custo a mais, mas um investimento.

3. Analise e melhore os processos

Reveja o que ainda é realmente necessário, seja em seu ciclo de produtos, processo de venda ou outras atividades.

O que pode ser adaptado para mobile?

Você pode automatizar algum processo?

Pense bem.

Depois de decidir quais processos podem ser melhorados, é hora de escolher um deles e testar possibilidades.

Assim, você pode avaliar se realmente mudou seu fluxo de operações para melhor.

4. Crie um projeto digital

Escolha qual será o objetivo final do seu projeto, crie um plano de ação e explore os recursos tecnológicos disponíveis.

Afinal, eles estão aí para tornar tudo mais fácil.

5. Envolva toda a empresa nas mudanças

Partindo da ideia que a tecnologia deve fazer parte da sua estratégia central, todos os colaboradores e setores devem ser envolvidos.

Ou seja, a transformação digital não deve ser delegada apenas à equipe de TI, mas conduzida a partir dela.

Afinal, ninguém melhor para conhecer seus processos e como digitalizá-los.

6. Teste ideais novas

Explore novas ideias e incentive sua equipe a pensar fora da caixa.

Reuniões de brainstorming e aplicações do design thinking podem ajudar muito nessa etapa.

Juntos, vocês precisam prototipar, testar, melhorar e escalar cada uma das inovações identificadas.

7. Crie um plano de transformação

Para incorporar a transformação digital, é fundamental analisar o mercado.

Procure perceber o contexto e também como as novas tecnologias podem impactar seu negócio.

Uma forma de prever melhor onde sua empresa pode chegar.

8. Elimine a tecnologia antiga

Depois de incorporar a inovação à sua empresa, é hora de dar adeus à tecnologia antiga.

Desapegue!

Na vida empresarial nada é permanente: tudo se transforma.

Os 4 principais desafios da transformação digital

Como toda transformação exige mudanças grandiosas, algumas empresas acabam desistindo ao perceber obstáculos.

Mas o sucesso nunca vem fácil, não é mesmo?

O segredo é estar preparado para vencer os desafios que surgirem no caminho.

Confira os principais deles para que seu negócio não abandone a mudança necessária:

1. Cultura da empresa

Exige dedicação e tempo para mudar aspectos que talvez possam estar enraizados na companhia.

2. Dificuldades técnicas

Muitos empreendedores desanimam por conta da falta de profissionais qualificados em transformação digital.

Mas o problema pode ser contornado com a contratação de pessoal especializado e a realização de treinamentos e qualificação constantes.

3. Segurança

Com medo de ataques virtuais e vazamento de dados, muitos executivos preferem ficar para trás.

É claro que a transformação digital envolve riscos, mas entenda que a tecnologia não é inimiga, mas aliada para a sua segurança.

4. Limitações de TI

Crucial para a transformação digital, empresas que têm problemas no setor de TI podem ter dificuldades para incorporar o processo.

Então, é preciso contar com o apoio de profissionais capacitados para lidar com novos desafios.

7 exemplos de transformação digital para você se inspirar

Vencidos os obstáculos, vamos à inspiração.

Separei exemplos de transformação digital em diferentes áreas para você se motivar e colocar em prática agora mesmo.

1. Transformação digital no mundo

Adiantada em algumas partes do mundo, a transformação digital é mais forte em países desenvolvidos, como Estados Unidos e China.

Nos EUA, o maior exemplo, além de gigantes como Amazon e Walmart, são startups que se tornaram grandes por causa da tecnologia.

Já na China, mesmo com um mercado digital gigantesco, ele se restringe a empresas locais.

Isso porque existem regulamentações que dificultam a entrada de players externos.

2. Transformação digital no Brasil

Com o terceiro maior potencial de transformação digital do mundo, os principais exemplos de transformação digital no Brasil vêm da Magazine Luiza.

Essa é uma empresa de varejo tradicional que se tornou um negócio digital.

Um plano que envolveu inclusão digital, digitalização das lojas físicas, multicanalidade, criação de marketplace e cultura digital.

3. Transformação digital nas empresas

Pouco a pouco, as empresas vêm acordando e se atentando à importância da transformação digital.

Um exemplo é a Netflix, que se inspirou no modelo de negócio da Blockbuster para enviar DVDs via correio para os clientes.

Enquanto a Blockbuster não prestou atenção nas novas exigências da era digital e decretou falência, a Netflix se tornou a maior plataforma de streaming do mundo, com mais 139 milhões de assinantes em 190 países.

4. Transformação digital no varejo

Com o uso de insights de big data, as empresas de varejo podem compreender melhor seus consumidores para se destacar da concorrência.

5. Transformação digital no RH

O profissional de Recursos Humanos pode motivar os colaboradores a verem a transformação digital como um processo que só traz benefícios.

Entre eles, tornar o trabalho mais fácil, motivador e produtivo.

6. Transformação digital na educação

Ambientes de aprendizagem online, gamificação e o uso de aplicativos móveis ajudam a melhorar o processo educativo.

7. Transformação digital na saúde

A inteligência artificial já vem ajudando médicos e pacientes.

Facilita o agendamento de consultas, diagnósticos e até mesmo o monitoramento de pacientes.

Livros de transformação digital

Sendo um tema tão rico, é impossível falar sobre todos os aspectos que cercam a Transformação Digital em apenas um artigo.

Veja algumas sugestões de leitura para ampliar o seu repertório sobre o assunto:

  • Transformação Digital: Repensando o Seu Negócio Para a Era Digital – David L. Rogers
  • O Primeiro Passo – Cezar Taurion
  • Liderando na Era Digital – George Westerman, Didier Bonnet e Andrew Mcafee
  • Organizações Exponenciais – Salim Ismail
  • A Terceira Onda da Internet – Steve Case
  • Abundância: O Futuro é Melhor do que Você Imagina – Peter H. Diamandis e Steven Kotler
  • Organizações Exponenciais: Por Que Elas São 10 Vezes Melhores, Mais Rápidas e Mais Baratas que a Sua (e o que Fazer a Respeito) – Salim Ismail.

Cursos de transformação digital

Para ampliar ainda mais o leque de possibilidades profissionais na área de tecnologia e inovação, vale também investir em cursos focados em Transformação Digital.

Destaco os mais conhecidos deles abaixo.

Confira:

Conclusão

Ficou com vontade de aderir à transformação digital e aproveitar o embalo do mercado para ajustar sua abordagem?

Aqui vai um bônus para que considere ainda mais a ideia: empresas mestres em transformação digital são 26% mais lucrativas em seus segmentos. É o que aponta um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Chegou o momento de romper o status quo e transformar sua cultura corporativa para se adaptar às novidades do mercado!

Como pretende fazer isso? Deixe um comentário, falando das suas expectativas e projetos de adesão tecnológica.


Fonte: Neil Patel

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